terça-feira, 21 de setembro de 2010

 

Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos

O gerenciamento integrado, passa pela coleta diferenciada dos resíduos sólidos urbanos - são aqueles gerados nos domicílios e na prestação de serviços executados nas vias públicas. Serviço de exclusividade do Poder Público Municipal (SESP), através das empresas terceirizadas. Estes resíduos são caracterizados como:

1. ÚMIDOS (matéria orgânica e rejetos) e são coletados e transportados para o Aterro Sanitário Metropolitano Centro, diretamente ou através da Estação de Transbordo. A operação do Aterro é realizado pela empresa conscessionária BATTRE.

2. SECOS ( materiais recicláveis), caracterizados como papel, papelão, plástico, vidro e metal os quais devem ser segregados na origem e encaminhados para cooperativas de catadores.
O sistema de coleta está estruturado a partir das condições de acessibilidade da malha urbana que compõem os 18 núcleos de limpeza, tendo suas áreas classificadas como:

- Fácil acesso: a coleta é convencional, utilizando veículos compactadores com capacidade entre 10 a 20 m³.
- Restrito acesso: coleta convencional utilizando veículos compactadores com capacidade de 6 m³ ou caçambas de 5m³.
O planejamento é feito em setores, agrupando áreas dos NLs (Nucleos de Limpeza) com características semelhantes. A freqüência é diária ou alternada e turno diurno ou noturno.
- Difícil acesso: coleta alternativa realizada por Agentes Voluntários, barco, balsa e pelo sistema de "lixoduto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores