terça-feira, 21 de setembro de 2010

Coleta Seletiva

Na cidade de Salvador existe uma variedade de iniciativas em coleta seletiva, cuja maioria é realizada por catadores, porta-a-porta, na origem, organizados em associações e cooperativas, reconhecidas na sua maioria pela Prefeitura, como parte integrande do sistema de gestão de resíduos sólidos do município. Recebe apoio da LIMPURB, por meio de assistência técnica, cessão de materiais e equipamentos. Empregam mais de 600 pessoas que coletam, separam, classificam, prensam, enfardam, armazenam e comercializam os materiais recicláveis.
A Cooperativa COOPCICLA - primeira cooperativa de catadores de Salvador, criada em 1995 pela LIMPURB, fundamentada na intervenção do poder público no processo de catação dos materiais recicláveis segregados na origem. Cadastrados, treinados e capacitados, conforme metodologia do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). Os equipamentos e galpão foram viabilizados através de financiamento do Banco Mundial.
Outros sistemas...
Postos de Entrega Voluntária (PEVs) - distribuídos estrategicamente em pontos na cidade. Cada PEV é composto de 2 acondicionadores padronizados ( plástico/papel e vidro/plástico/ metal). Estes materiais são coletados por caminhão tipo "munck", com carroceria também compartimentada.
Agentes Voluntários - Além dos serviços de limpeza e de coleta dos resíduos domiciliares, os Agentes Voluntários também realizam a coleta seletiva nas áreas de difícil acesso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores